Uma Paixão pelo Cinema Oriental
Filmes. Cinema. Desde sempre estes dois elementos estiveram presentes em minha vida de forma marcante.
As incontáveis idas às locadoras, as maratonas sonambúlicas pela TV aberta e o maravilhamento em poder ver os tão esperados lançamentos na telona de um cinema – durante toda minha trajetória, a sétima arte foi uma companheira perene que ajudou a moldar, em grande parte, quem sou hoje.
Dentro desse universo tão vasto, algo começou a me chamar atenção desde muito cedo: as produções orientais. Em um primeiro momento os tokusatsu como Jaspion, Kamen Raider e Changeman e animes como Akira e principalmente Cavaleiros do Zodíaco fizeram a minha cabeça e a de toda uma geração de jovens. Na sequência entrei em contato com as habilidades que desafiavam a gravidade (e as vezes o bom senso) dos filmes de artes marciais de um Jet Lee em começo de carreira. Todo esse material era muito diferente do que era produzido aqui no ocidente, especialmente para nós aqui do Brasil. Não tardou para que eu me enveredasse pela senda dos filmes de terror asiáticos, com sua cadência ímpar e folclore tão exótico aos nossos olhos, pela sensibilidade dos dramas japoneses com seu ritmo característico , pelas batalhas do cotidiano de uma China que se reinventa e pelos eletrizantes (e muitas vezes brutais) thrillers e policiais coreanos. Foi um caminho sem volta…
Este projeto, que teve início no ano de 2006 (apesar dos inúmeros hiatos e de um certo descaso) é a evolução natural deste amor pelo cinema oriental, é a concretização do sonho de um espaço onde eu pudesse trocar experiências, apresentar indicações e refletir e discutir sobre esta fatia da produção cinematográfica que tem tanto a oferecer.
Deixo claro que aqui não faço o papel de crítico de cinema e muito menos almejo ser um formador de opinião. Este é um espaço despretensioso tanto para o fã quanto para aquele que esteja descobrindo o cinema asiático, um local para partilhar preferências e colher algumas sugestões e impressões sobre esta paixão em comum.
Espero que esse site possa crescer, e que nessa trajetória tenhamos muita coisa para compartilhar.
Bons filmes a todos!
Lobo.
Adorei!