O Samurai do Entardecer

Nos últimos suspiros da era feudal japonesa, um samurai viúvo enfrenta as dificuldades de equilibrar os cuidados com duas filhas pequenas, sua mãe idosa, a lealdade para com seu clã e o repentino retorno de seu antigo amor de infância. – O Samurai do Entardecer [2002]

Comentários

Primeiro de uma trilogia de época adaptada dos livros do escritor Fujisawa Shuhei, O Samurai do Entardecer apresenta-se como uma obra introspectiva e poética, brilhantemente elaborada por Yamada Yoji. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2004, o longa retrata a vida de Seibei Iguchi (Sanada Hiroyuki), um samurai de segundo escalão que, após a morte da mulher, assume os afazeres do lar além das obrigações inerentes de sua classe.

A figura de Seibei não é aquela geralmente retratada em filmes de samurais, e isto é um dos pontos fortes do filme. Apesar de ser pautado pelos ideais de honra e pela fidelidade ao seu clã, vemos aqui a figura de um homem sensível, preocupado com sua família e que se enternece com os pequenos momentos do cotidiano. É justamente por dar valor a essas coisas que, aos poucos, começa a se descuidar de sua aparência e de sua vida social.

O título “Samurai do Entardecer” reflete o hábito do protagonista de se dirigir para casa ao por do sol, tão logo o expediente de trabalho chegava ao fim. Faz alusão também ao fato de Seibei viver numa época de transformações, uma época onde a classe samurai começa a entrar em declínio e toda uma série de tradições atinge seu crepúsculo.

Yamada apresenta a figura de um guerreiro que passou a desempenhar serviços burocráticos, mais humano e menos estereotipado, cuja maior alegria é poder estar junto de suas filhas em casa. A história se estabelece como drama e valoriza a simplicidade ao fugir dos clichês de lutas sangrentas e batalhas coreografadas. Vale frisar que apesar do filme não priorizar a ação, as cenas de embate são profundas e realizadas com responsabilidade, o que acrescenta mais realismo à obra.

Ao contar a história de um guerreiro que escolhe a contemplação em detrimento da ação, o diretor não fez apenas um grande filme, como também um manifesto a favor de um cinema reflexivo. Lágrimas garantidas.

Trailer

Ficha técnica

  • たそがれ清兵衛: Tasogare Seibei
  • Título Literal : “Seibei do Entardecer”
  • Título Internacional: The Twilight Samurai
  • Direção : Yamada Yoji
  • Info: Japão, 2002 Cor – 129 min
  • IMDb: www.imdb.com/title/tt0351817/

Nota

9.0/10
9/10

Nascido algumas décadas atrás num agosto cinzento. Amante de literatura e Cinema, em especial as produções orientais. Tem nesse projeto um sonho que se iniciou no distante ano de 2006.

Acompanhe
Notificar-me sobre
guest
0 Comentários
antigo
novo mais votado
Feedbacks
Ver todos os comentários
Ir para o Topo
0
O que você achou? Comente!x