
Batalha Real
O Japão sofre de uma grave recessão e seus maiores problemas são a delinquência juvenil e a evasão escolar. Para intimidar essa nova geração de rebeldes, o governo aprova o Ato BR, um programa de sobrevivência impiedoso que seleciona uma classe de estudantes, e a manda para uma ilha deserta. Ao final de 3 dias, só um dos alunos poderá estar vivo. Você seria capaz de matar seu melhor amigo? – Batalha Real [2000]
Comentários
Batalha Real é a adaptação do livro de mesmo nome escrito por Takami Kôshun e publicado no Japão em Abril de 1999, um dos mais vendidos e controversos romances do país. O filme, que é um dos últimos dirigidos pelo lendário cineasta japonês Fukasaku Kinji, figura na lista das maiores bilheterias do cinema nipônico, mesmo com um enredo polêmico e repleto de violência.
A trama se passa em um futuro próximo, onde o governo impõem um ato extremo para conter a delinquência e descaso juvenil que passam a assolar as escolas: anualmente uma turma de estudantes é selecionada e levada para uma ilha, onde os jovens devem matar um ao outro em uma disputa brutal envolvendo armas de todos os tipos, com o objetivo de que apenas um permaneça vivo. Se ao fim do primeiro dia ninguém morrer, todos serão mortos e o teste acaba sem nenhum vencedor. Se três dias se passarem sem que haja apenas um sobrevivente, todos serão eliminados.
A ampla variedade de personalidades e a diversidade de tipos torna fácil a identificação do público com os alunos selecionados para o “jogo”, o que induz a uma reflexão mais intimista acerca das ações e consequências que são desencadeadas nesse cenário extremo. Muitos dos jovens, pressionados pelo terror psicológico e pelas atitudes dos colegas, deixam de lado seus princípios e partem para a mais básica forma de preservação da vida; a violência. No entanto, alguns deles conseguem manter sua humanidade, controlando seus impulsos bestiais e tentando pensar em maneiras de superar aquela situação desesperadora.

O filme traz uma crítica mordaz à sociedade atual, ao crescimento da violência e ao papel da escola e da família na educação dos jovens. Apesar do niilismo e da brutalidade, a obra aponta, mesmo que com certa timidez, que é possível manter a integridade em busca da sobrevivência e superação das adversidades.
Destaque para o “vídeo de boas-vindas” que apresenta as regras da disputa e para o papel de Kitano com suas tiradas cartunescas e seus tiques inconfundíveis.
Trailer
Ficha técnica
- バトルロワイアル : Batoru Rowaiaru
- Título Literal : “Batalha Real”
- Título Internacional: Battle Royale
- Direção : Fukasaku Kinji
- Info: Japão, 2000 Cor – 122 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt0266308/