Rubber’s Lover
Laboratório realiza clandestinamente experimentos em seres humanos a fim de desenvolver poderes psíquicos. Quando a corporação que financia o projeto ameaça encerrá-lo por falta de resultados, dois cientistas tomam atitudes drásticas em uma última tentativa de sucesso. – Rubber’s Lover [1996]
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Filmado em preto e branco em uma estética que utiliza alto contraste entre luz e sombra, Rubber’s Lover explora em seus 91 minutos uma seleção de imagens grotescas, uma trilha sonora perturbadora, juntamente com atuações que beiram a insanidade e estabelecem o filme como um expoente dentro da temática cyberpunk japonesa.
Por si só, isso já deve afastar grande parte do público, mesmo aqueles afeitos à ficção científica e ao horror. Porém, para os amantes de cinema extremo e experimental, a obra se sobressai como um dos mais inventivos filmes do gênero.
O enredo, apesar de simples, levanta questões sobre os limites da ciência, da ética e da sociedade além de trazer algumas sequências particularmente crípticas, que acabam por contribuir com o clima de estranheza que permeia cada momento do longa. Na trama, cobaias humanas são submetidas a experimentos onde a angústia mental deve exceder a tolerância física, para que o cérebro manifeste um poder psíquico latente.
Alguns momentos evocam comparações com o clássico de Cronenberg, Scanners, mas Rubber’s Lover é construído de forma perturbadora e peculiar, principalmente na questão estética e sonora. Com cenas de estupro, tortura e sofrimento, o filme incomoda não só por ser gráfico demais nesses momentos, mas também pelos gritos e berros lancinantes que ecoam por quase toda a exibição.
Com mais pros do que contras, este é um filme essencial para aqueles que desejam conhecer mais desse sub-gênero japonês, onde o homem moderno é assolado pela frieza da sociedade, por um corporativismo opressor e por pesadelos de um mundo industrial e cibernético, em que, não raro, o próprio homem acaba por se transformar em algo pior do que seus sonhos mais obscuros.
Invariáveis comparações com Tetsuo – O Homem de Ferro, outro título de mesma temática, são frequentes. Contudo a tão aclamada (ou deveria dizer fraca e mal elaborada?) obra de Tsukamoto Shinya não se compara à vibrante e aterradora gema extraída da mente de Fukui.
Trailer
Ficha técnica
- ラバーズ・ラヴァー : Rabaazu Ravaa
- Título Literal : “Amante de Borracha”
- Título Internacional: Rubber’s Lover
- Direção : Fukui Shozin
- Info: Japão, 1996 Preto e Branco – 91 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt0227408/