
Tetsuo: O Homem de Ferro
Um estranho, conhecido apenas como “Metal Fetishist”, é atropelado e possivelmente morto por um homem de negócios e sua namorada enquanto davam um passeio de carro. Após o acidente, o homem percebe que está sendo gradualmente afetado por um tipo de síndrome, que começa a transformar partes de seu corpo em peças de metal. Logo ele descobre que seu nêmesis não está de fato morto, e que de alguma forma está por trás de sua transformação. – Tetsuo: O Homem de Ferro [1989]
Comentários
Poderia apenas dizer que não gosto desse filme, ou mesmo deixar de cita-lo nesse espaço dedicado à cinematografia asiática, contudo, Tetsuo tem sua relevância como marco inicial de uma nova era para o cinema underground ao inspirar muitos outros cineastas a seguirem o caminho da inovação e do experimentalismo, em oposição à inexpressividade e estagnação que assolavam as produções nipônicas desde a década de 70.
Com atuações afetadas, uma história fraca e mal acabada, embrulhada com pouco esmero num papel de presente de mau gosto recendendo à crítica social barata, esta pequena fábula cyberpunk de Tsukamoto acabou por ganhar, com o passar dos anos, uma legião de adoradores, que insistem em atribuir-lhe uma aura “cult” que talvez não mereça.
A história do homem de negócios que aos poucos se torna máquina, o distanciamento e o rigor com que as relações interpessoais são conduzidas e o niilismo que permeia a sociedade das grandes metrópoles com certeza são temas interessantes e de extrema relevância. No entanto, uma boa ideia não é suficiente para se fazer um bom filme.

Apesar disso, alguns pontos têm de ser aplaudidos: com menos de 30 anos na época da produção, o diretor foi, ele próprio, responsável pela criação de parte dos cenários e da caracterização de personagens, usando grande criatividade na maneira como foram realizados os efeitos práticos e também as sequências frenéticas e surreais em stop motion. A isso se somam a Fotografia e a trilha sonora que, de forma intensa, contribuem com a temática sombria e industrial do filme.
Talvez meus gostos pessoais me impeçam de ver certas coisas, talvez o filme seja de fato a obra de arte que muitos defendem com ardor e extremismo, talvez Tetsuo seja mesmo um pequeno grande filme e talvez Tsukamoto seja mesmo um visionário.
Pensando bem… talvez não.
Trailer
Ficha técnica
- 鉄男 : Tetsuo
- Título Literal : “Homem de Ferro”
- Título Internacional: Tetsuo: Iron Man
- Direção : Tsukamoto Shinya
- Info: Japão, 1989 Preto e Branco – 67 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt0096251/
ola
assisti esse filme e achei exatamente a msm coisa, fiquei um tempo pensando sera q eu q nao entendi direito?Ou q deveria ver de novo para pensar melhor?
O pior é que tem criticas boas
Mas pra mim foi só ruim msm
achei legal a parte q tsukamoto se esforçou ou nao para faze-lo do zero sem mt ajuda
porem continuo minha opniao que foi ruim
Exato! É um filme importante para a época em que foi feito e por trazer bastante inovação. Mas o fato de ser diferente e transgressor não garante que o filme seja bom.