Swing Girls

Um grupo de dezesseis garotas de uma escola secundária em Yamagata, norte do Japão, acaba obrigado a montar uma banda de jazz junto ao único integrante do sexo masculino disponível das aulas de música. Mas existe um pequeno problema: apenas quatro dos membros sabem tocar algum instrumento. – Swing Girls [2004]

Comentários

Dirigida por Yaguchi Shinobu, Swing Girls é uma comedia dramática ambientada no universo escolar cuja trama, apesar dos estereótipos e clichés conhecidos do gênero, funciona de forma gratificante.

A história apresenta um grupo de garotas preguiçosas e desajustadas que durante as férias de verão são obrigadas a participar de aulas de reforço em matemática. Abatidas pelo calor e pela entediante e hipnótica voz do professor, elas só pensam em sair daquele lugar.

A oportunidade aparece quando a banda de metais da escola sofre uma intoxicação alimentar e as meninas têm a oportunidade de montar uma banda substituta e assim escapar da recuperação.

Até aqui o filme adota um tom leve e descompromissado, com pequenas doses de humor, servindo principalmente como introdução às personagens e à dinâmica escolar.  Mas no momento em que a banda começa a tomar forma e as garotas a desenvolver suas aptidões o ritmo do filme também cresce em intensidade.

É nesse ponto que elas entendem o quanto a música é apaixonante e como algo que antes era uma obrigação pode se converter em uma experiência prazerosa e transformadora. Mas para conseguir dinheiro suficiente para financiar seus instrumentos e levar adiante o sonho de participar de uma competição musical, as Swing Girls terão de passar pelas mais hilárias e surreais situações, incluindo um memorável embate com um porco selvagem.

Swing Girls - Resenha do filme - Cenas

Apesar de a trama ser previsível em sua conclusão e de se mostrar um pouco rasa ao desenvolver a história individual de cada personagem, o filme acerta com seu entusiasmo crescente e com a determinação e entrega das meninas. É uma história divertida e leve que traz uma mensagem de superação e que é certeira em seus momentos cômicos.

Alias o sentimento de que a história das garotas poderia ter sido expandida é um mérito do filme, que nos faz gostar e se identificar com cada uma delas nessa curta jornada musical.

E já que a trama toda é centrada na música, mais especificamente na montagem de uma big band de jazz, vale destacar que Yaguchi, ao selecionar o elenco para o filme, optou por escalar jovens atrizes (que em sua maioria não sabiam tocar instrumento algum) ao invés de músicos profissionais.

Com isso, as atrizes tiveram de fazer um curso intensivo de música e treinar muitas horas por dia durante vários meses antes das filmagens começarem para conseguir interpretar seus respectivos papeis.

Todas as músicas apresentadas no longa (que incluem clássicos de Glenn Miller, Ken Woodman, Louis Prima e Benny Goodman) foram tocadas sem auxilio de playback e pelo próprio elenco que, incrivelmente, partiu em uma turnê ao vivo como forma de promover o filme.

Em resumo, Swing Girls é uma obra despretensiosa e edificante que mostra como a arte e o comprometimento podem ser ferramentas de transformação. Dentro de sua leveza e humor o filme alcança o objetivo de arrancar boas risadas da plateia e embalar a todos com seu swing e ritmo contagiantes.

Trailer

Ficha técnica

  • スウィングガールズ : Suwingu Gāruzu
  • Título Literal : “Swing Girls”
  • Título Internacional: Swing Girls
  • Direção : Yaguchi Shinobu
  • Info: Japão, 2004 Cor – 105 min
  • IMDb: www.imdb.com/title/tt0435434/

Nota

7.0/10
7/10

Nascido algumas décadas atrás num agosto cinzento. Amante de literatura e Cinema, em especial as produções orientais. Tem nesse projeto um sonho que se iniciou no distante ano de 2006.

Acompanhe
Notificar-me sobre
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários
Ir para o Topo
0
O que você achou? Comente!x