A Participação Feminina no Universo do Cinema Japonês

No próximo dia 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, a Fundação Japão e Cinemateca Brasileira promovem o evento “A participação feminina no universo do cinema japonês”. Trata-se de uma grande oportunidade de conhecer em detalhes o papel feminino no cinema e na sociedade japonesa por meio de uma grande estudiosa do cinema japonês.

A professora Chika Kinoshita, da Universidade de Quioto, é uma das principais pesquisadoras do cinema japonês e de gênero e sexualidade na cinematografia daquele país, além de especialista na obra do cineasta Kenji Mizoguchi. Com tradução consecutiva, falará sobre a presença da mulher não apenas nas tramas, mas também na direção de filmes ao longo da história do cinema japonês, debatendo os possíveis motivos para o número restrito de representantes femininas neste universo.

Será uma grande oportunidade para o público conhecer os bastidores e fatos da atualidade que envolvem a presença feminina nas telas do cinema e também na sociedade japonesa ao longo dos anos. O debate será mediado por Olga Futemma, Coordenadora Geral da Cinemateca Brasileira.

Após o debate, será exibido o clássico Fim de verão (Kohayagawa-ke no aki, 小早川 家 の 秋), penúltimo filme dirigido por Yasujiro Ozu, em cópia 16mm.

O evento é gratuito e aberto ao público, que deverá retirar senhas uma hora antes do início da exibição do filme.

Mais informações podem ser encontradas no site da Fundação Japão.

Serviço

  • A Participação Feminina no Universo do Cinema Japonês
  • Quando : 7 de março de 2018
  • Ingressos: Gratuito
  • Contato: (11) 3512-6111
  • Onde:  Cinemateca Brasileira – Sala Petrobrás (104 lugares)
  • Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo/SP
  • Site: www.cinemateca.gov.br

Nascido algumas décadas atrás num agosto cinzento. Amante de literatura e Cinema, em especial as produções orientais. Tem nesse projeto um sonho que se iniciou no distante ano de 2006.

Acompanhe
Notificar-me sobre
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários
Ir para o Topo
0
O que você achou? Comente!x