Tokyo Idols
Bandas formadas por garotas e sua música permeiam cada momento da vida japonesa. Acompanhando uma aspirante a cantora pop e seus fãs, Tokyo Idols explora a obsessão com a sexualidade feminina jovem e a crescente desconexão entre homens e mulheres em sociedades hipermodernas. – Tokyo Idols [2017]
Comentários
Dirigido por Miyake Kyoko, Tokyo Idols acompanha os desafios de uma aspirante a Idol junto de seus seguidores, expondo os bastidores da rotina de garotas que dedicam sua juventude e tempo a um mercado que movimenta anualmente em torno de um bilhão de dólares.
Na cultura pop japonesa “Idol” (アイドル aidoru) é um termo tipicamente utilizado para se referir a estrelas da mídia, criadas e agenciadas para serem alvo de admiração por seu comportamento, energia e juventude, envoltas por uma aura de fofura e inocência. Delas é esperado uma boa imagem pública e que sejam um exemplo a ser seguido pelos mais jovens.
O documentário é centrado em Hiirage Rio, uma cantora de J-pop que, aos 19 anos, tem consciência de que já está velha demais para os padrões dessa indústria que procura alavancar ao estrelato meninas cada vez mais jovens.
RioRio, como é conhecida por seus fãs, sabe que não poderá continuar neste caminho por muito mais tempo, mas aposta todo seu carisma e determinação nesse sonho, por acreditar que ser uma Idol é algo primordial e necessário caso queira, no futuro, se estabelecer profissionalmente como artista em uma gravadora.
A narrativa segue nos apresentando a um grupo majoritariamente formado por homens, com idades variando de 35 a 50 anos, que devotam suas vidas (e boa parte de seu dinheiro) em seguir Rio, seja através das redes sociais como comparecendo pessoalmente a shows e organizando eventos.
A partir deste ponto, a diretora expõe uma visão sombria sobre este fenômeno cultural ao retratar homens de meia idade, emocional e financeiramente incapazes de arranjar uma esposa, nutrindo uma adoração desmedida por garotas extremamente jovens, projetando nelas a solução para suas frustrações amorosas e mascarando sua inabilidade de sucesso numa sociedade altamente competitiva.
A obsessão por estas meninas – infantilizadas e sexualizadas em igual medida – é levada a termo numa espécie de fanatismo comercial, onde os homens pagam por fotos autografadas e apertos de mão em suas escolhidas durante bizarros eventos cronometrados, fugindo das responsabilidades inerentes de um relacionamento romântico real.
Miyake dá grande enfoque neste aspecto e procura corroborar sua narrativa através da análise de “especialistas”, apresentando a cultura Idol como algo que objetifica as mulheres e as faz competir entre si pela aprovação masculina ao mesmo tempo em que se aproveita do sentimento crescente de isolamento e inaptidão dos homens para aumentar sua base de fãs.
Em contra partida mostra que as garotas, e mesmo seus pais, não parecem perturbadas pelo perfil dos fãs, destacando o aumento da autoconfiança e o empoderamento das jovens, numa sociedade que tradicionalmente relegava à mulher um papel de submissão.
O documentário, no entanto, está longe de ser um retrato abrangente do universo de Idols japoneses, já que ignora por completo o enorme e lucrativo mercado de grupos masculinos e também a parcela de fãs formada por mulheres e jovens, que representa a maior parte dos consumidores deste tipo de conteúdo.
Além disso, o filme aborda de forma tímida os processos de seleção e formação dos grupos de Idols e o papel crescente destes no ramo do entretenimento, negligenciando também outros aspectos e nuances que explicariam tamanha popularidade.
Tokyo Girls funciona como um recorte, uma amostra realista e incômoda, mas incompleta dessa subcultura. É um documentário que levanta alguns questionamentos e joga luz sobre pontos sensíveis e controversos, mas que peca pela análise enviesada de um assunto muito mais complexo e que está bem longe do unidimensionalismo apresentado.
Trailer
Ficha técnica
- Tokyo Idols
- Título Literal : “Ídolos de Tóquio”
- Título Internacional: Tokyo Idols
- Direção : Miyake Kyoko
- Info: Japão, 2017 Cor – 90 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt6039532/