O Ciclo da Vida

A rotina melancólica de uma casa de repouso na China é quebrada quando um grupo de idosos decide fugir em um ônibus e atravessar o país para participar de um show de variedades na TV. Apesar da saúde frágil, a alegria da viagem e dos ensaios os enchem novamente de vida e alegria. Ao longo do caminho, eles começam a ver que seus sonhos podem se tornar realidade e encontram a paz e a felicidade que há muito haviam sido deixadas para trás. – O Ciclo da Vida [2012]

Comentários

Debater as peculiaridades e os problemas da velhice, juntamente com as implicações causadas à família dos idosos é uma tarefa árdua, muitas vezes espinhosa, mas indiscutivelmente necessária.

Independente da cultura, posição social ou condição financeira, todos um dia vão envelhecer (salvo os visitados por certa senhora de olhar frio), e com o avançar dos anos muitos são relegados ao isolamento, à perda de autonomia e por fim ao esquecimento.

São poucos os povos que sabem lidar de forma adequada com sua população de idosos, até porque esta parcela da população não era tão numerosa algumas gerações atrás. Hoje vive-se por mais tempo e de forma melhor, e com este aumento da expectativa de vida também crescem os desafios.

Achei necessária esta pequena reflexão, pois muitos filmes recentes tentam tocar no assunto, mas poucos conseguem escapar dos clichês presentes em comédias descartáveis e do melodrama barato.

O Ciclo da Vida - Resenha do filme - Cenas

Não é o caso de O Ciclo da Vida. Dirigido por Zhang Yang, o filme recorre sim ao humor e ao drama, mas sem soar caricato ou exagerado. A trama é suave, realista em sua crítica, mas reconfortante e poética no tratamento de seus protagonistas.

Acompanhamos a ida do Velho Ge, viúvo e sem ter onde morar, para um lar de idosos numa província ao norte da China. Tendo cortado os laços com seu único filho há muitos anos, só lhe resta a companhia de seu amigo e também morador do asilo, Velho Zhou.

Depressivo e lamentando seu destino, Ge irá encontrar junto dos outros idosos uma nova perspectiva de vida ao planejarem se inscrever em um show de variedades para representar um esquete cômico. Quando lhes é negada essa possibilidade, o grupo decide então fugir para realizar este importante sonho.

A chave para o sucesso desta obra está em sua simplicidade, mas também em sua capacidade de surpreender. O caminho fácil de uma comédia de velhinhos descolados e também a típica fórmula de um road movie são deixados de lado, com maior ênfase dada às histórias de fundo e aos relacionamentos dos envolvidos. Aliás, a viagem em si só ocorre quando o filme já está bem estabelecido e ocupa uma pequena porção do mesmo.

Apesar do destaque dado à Ge e posteriormente ao Velho Zhou, percebemos que todos ali possuem histórias a serem contadas e que um tema recorrente é a melancolia causada pelo abandono dos filhos e parentes próximos.

Sobre as atuações, os veteranos atores conseguem comover e alegrar em igual medida com representações convincentes e cheias de empatia que se conectam facilmente com os espectadores. Impossível assistir ao filme sem ver representado em algum personagem uma figura que lembre nosso avô, ou mãe ou até nós mesmos.

Outro destaque são as cenas externas, belíssimas e amplas, que têm sua importância justamente por servir de contraponto ao confinamento da casa de repouso e ilustrar as almas jovens e expansivas de nossos aventureiros.

O Ciclo da Vida é uma ode à superação e à amizade que trata da habilidade das pessoas de realizar seus sonhos em qualquer idade.

Trailer

Ficha técnica

  • 飛越老人院 : Fei yue lao ren yuan
  • Título Literal : “Voando Sobre a Casa de Repouso”
  • Título Internacional: Full Circle
  • Direção : Zhang Yang
  • Info: China 2012 Cor – 105 min
  • IMDb: www.imdb.com/title/tt2401013/

Nota

8.0/10
8/10

Nascido algumas décadas atrás num agosto cinzento. Amante de literatura e Cinema, em especial as produções orientais. Tem nesse projeto um sonho que se iniciou no distante ano de 2006.

Acompanhe
Notificar-me sobre
guest
2 Comentários
antigo
novo mais votado
Feedbacks
Ver todos os comentários
João Coutinho
João Coutinho
3 anos atrás

Eu amo este filme, é um dos filmes mais bonitos que ja vi, eu vi ele no Belas Artes ,acho que em 2016, vi que você postou a critica em 2018, você sabe algum lugar que esteja disponível parar ver? Até hoje, não achei nem para comprar nem em streaming, e nem pra baixar, existe somente uma versão no youtube com qualidade bem baixa, queria muito mostrar aos meus pais e ta hard de encontrar 🙁

Ir para o Topo
2
0
O que você achou? Comente!x