Oh Lucy!
Kawashima Setsuko é uma mulher solitária que trabalha em um monótomo escritório em Tóquio. Quando sua sobrinha insiste para que ela se matricule em um curso de inglês pouco convencional, em que ela precisa usar uma peruca loira e desempenhar o papel de uma norte-americana chamada Lucy, algo desperta dentro de seu ser. Enquanto experimenta desejos e situações antes impensáveis, ela precisa lidar com o desaparecimento do seu instrutor, John. – Oh Lucy! [2017]
Comentários
Após a atenção conquistada com o curta de mesmo nome lançado em 2014, Oh Lucy! é um longa que expande e aprofunda a história escrita e dirigida por Hirayanagi Atsuko.
Abordando de forma sensível o cotidiano de uma mulher solteira e de meia idade, infeliz com seu trabalho e com os rumos de sua vida, a obra se utiliza muito do humor para mostrar os absurdos de uma sociedade onde as pessoas estão se perdendo em meio à solidão e à frustração.
O peso existencial suportado pela protagonista, Setsuko, é momentaneamente retirado de suas costas quando ela entra em contato com o expansivo professor de inglês, John, e passa a experimentar uma gama de novos sentimentos e possibilidades, protegida pela fachada de seu alter ego, Lucy.
Esta nova faceta faz com que ela expanda seus horizontes e passe a correr atrás de seus sonhos, mesmo que estes agora estejam do outro lado do mundo.
Numa jornada de autoconhecimento e aceitação, barreiras serão rompidas e relações familiares e amorosas serão postas à prova.
É admirável a maneira como a diretora consegue balancear com suavidade os momentos cômicos com as situações onde emoções mais fortes e viscerais surgem durante o desenrolar da trama.
Aliás, apesar de se enquadrar como comédia, esta é uma obra trágica e complexa em seu desenvolvimento, onde um olhar mais detalhado pode revelar muito mais coisas do que uma simples peruca loira pode esconder.
Sobre as atuações, o destaque vai para a performance marcante de Terajima Shinobu, que consegue com naturalidade e de forma realista capturar a essência de Lucy, compondo uma personagem cuja aura de amargura e inocência somada a certa ingenuidade torna-se plausível aos nossos olhos.
O restante do elenco também desempenha um papel primoroso, seja nos momentos mais dramáticos como também naqueles mais lúdicos e leves.
Oh Lucy! é um filme que consegue de forma honesta abordar as conexões humanas mas sem uma visão demasiadamente romantizada da vida. Seu trunfo reside em mostrar diferenças e sentimentos complexos sem ser condescendente e muito menos se apegando a estereótipos.
Apesar dos erros causados por sua impulsividade e das decisões arbitrárias tomadas por Lucy, ela é essencialmente humana e, portanto, merecedora de empatia e de uma oportunidade de redenção. É uma mensagem clara de esperança num mundo carente de contato e amor.
Trailer
Ficha técnica
- オー・ルーシー! : Ō rūshī!
- Título Literal : “Oh Lucy!”
- Título Internacional: Oh Lucy!
- Direção : Hirayanagi Atsuko
- Info: Japão, 2017 Cor – 95 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt6343058/