Quando Meus Pais Não Estão em Casa
Em 1997, durante a crise financeira asiática, Teresa, uma filipina recém-chegada a Singapura, torna-se empregada da família Lim. Teresa e Jiale, o problemático garoto de quem ela cuida, formam um forte vínculo de amizade. – Quando Meus Pais Não Estão em Casa [2013]
Comentários
Inspirado em eventos ocorridos durante a infância do próprio diretor, Quando Meus Pais Não Estão em Casa é um drama que se passa na Singapura da década de noventa em meio à crise econômica que assolou grande parte da Ásia.
A trama gira em torno de Teresa, uma imigrante filipina da província de Ilo Ilo, que chega a Singapura para trabalhar como empregada doméstica no apartamento de um casal e também como babá de seu filho Jiale, um garoto rude e malcriado de 9 anos.
Tendo perdido o avô recentemente, enfrentando a falta de atenção dos pais e sabendo que a situação tende a piorar com o nascimento do bebê que sua mãe espera, Jiale se torna ainda mais rebelde e combativo quando descobre que terá de dividir seu quarto e se submeter aos cuidados de uma estranha.
Já Terry, como Teresa gosta de ser chamada, se sujeita a humilhações, jornadas duplas de trabalho e um baixo salário sonhando com a perspectiva de enviar dinheiro para seu próprio filho, deixado aos cuidados de sua irmã nas Filipinas.
Enquanto a tensão no lar aumenta com a demissão do marido e seus eventuais investimentos fracassam, a esposa passa a temer que ela própria possa perder seu emprego.
É em meio a esse cenário de crise que uma relação de ternura e amizade passa a se desenvolver entre o menino e sua cuidadora, cada qual servindo de consolo às angústias e vazios deixados em suas vidas.
O filme aborda de forma sensível, mas transparente, a situação a que muitos imigrantes se submetem em busca de melhores condições de vida para si e suas famílias, muitas vezes tendo de enfrentar a exploração e o preconceito. Lança também um olhar mordaz sobre as dinâmicas familiares que muitas vezes buscam manter as aparências em detrimento da empatia e de relações mais transparentes e afetuosas.
Com atuações profundas marcadas pela ausência de uma trilha sonora, a obra cria um clima de intimidade e realismo que tende a acentuar a aridez dos momentos em que os protagonistas estão inseridos, ao passo que nos aproxima ainda mais da relação entre Terry e Jiale.
Quando Meus Pais Não Estão em Casa é um retrato de tempos difíceis e de decisões extremas, situações que apesar de se passarem vinte anos atrás, talvez não estejam tão distantes assim da atualidade.
Trailer
Ficha técnica
- Ilo Ilo
- Título Literal : “Ilo Ilo”
- Título Internacional: Ilo Ilo
- Direção : Anthony Chen
- Info: Singapura, Taiwan 2013 Cor – 99 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt2901736/