Curso: O Cinema de Hong Kong

Até os anos 90, Hong Kong foi o principal centro de produção de cinema asiático formando uma indústria forte que dominava as bilheterias em todo o sudeste do continente.

Produzindo filmes de ação, musicais, melodramas e comédias, sem grandes preocupações com bom gosto e preferência pelo excesso, a indústria de Hong Kong criou aos poucos um forte star system, incluindo nomes que viriam a se tornar populares no ocidente, como Bruce Lee, Jackie Chan e ChowYun-Fat, assim como promoveu ampla oportunidade a cineastas como King Hu, Chang Cheh, John Woo e Tsui Hark.

O objetivo do curso é atravessar por essa história, do apogeu da Shaw Brothers nos anos 60/70 ao cinema novo de Hong Kong do começo dos anos 80, passando também pela ressaca dos anos 90.

O recorte visa cobrir a grande era do cinema local indo da década de 60 até a devolução da colônia a China em 1997 – que coincidia com o aumento da presença de Hollywood na região e subsequente decadência da produção.

O curso será ministrado por Filipe Furtado, curador da mostra Cidade em Chamas, critico de cinema, ex-editor das revistas Paisà e Cinética. Colaborou para espaços como Contracampo, Filme Cultura, Teorema, The Film Journal, La Furia Umana e Rouge. Mantém o blog Anotações de um Cinéfilo.

Serviço

Nascido algumas décadas atrás num agosto cinzento. Amante de literatura e Cinema, em especial as produções orientais. Tem nesse projeto um sonho que se iniciou no distante ano de 2006.

Acompanhe
Notificar-me sobre
guest
0 Comentários
antigo
novo mais votado
Feedbacks
Ver todos os comentários
Ir para o Topo
0
O que você achou? Comente!x