
Em Chamas
Durante um dia normal de trabalho como entregador, Jong-soo reencontra Hae-mi, uma antiga amiga que vivia no mesmo bairro que ele. A jovem está com uma viagem marcada para o exterior e pede para Jong-soo cuidar de seu gato de estimação enquanto ela está longe. Hae-mi volta para casa na companhia de Ben, um jovem misterioso que conheceu na África. No entanto, o forasteiro tem um hobby peculiar, que está prestes a ser revelado aos amigos.– Em Chamas [2018]
Comentários
Baseado no conto Queimar Celeiros do autor japonês Haruki Murakami, esta desconfortante obra do sul coreano Lee Chang-dong cria uma atmosfera de dúvida e inquietação onde a sensação de que algo nefasto se esconde nas entrelinhas é quase tangível.
No filme acompanhamos o reencontro de Jong-soo, um jovem trabalhador compelido a cuidar da propriedade rural do pai, com uma antiga amiga, Hae-mi. No início, é ela quem se atreve a encurtar a distância que existe entre ambos, mas logo nosso protagonista começa a nutrir sentimentos pela sonhadora colega. Quando os contornos da relação prometem evoluir, surge o contraponto de um inusitado triângulo amoroso: Ben, um rapaz rico e sofisticado que exerce um fascínio quase magnético em todos ao seu redor.
A partir desse momento, as tensões vão aumentando e o espaço antes ocupado por amizade e admiração vai sendo ocupado por frustração, desejo, manipulação e inveja, culminando em um acontecimento que irá mudar por completo os rumos do jovem casal.
Utilizando de metáforas e de uma profunda carga imagética, o diretor cria de forma lenta, mas pungente, um clima de crueldade velada e de terror, onde o telespectador precisa abrir mão de suas certezas e se apoiar em suposições e elementos esparsos que apontam para algo terrível, mas nunca evidenciado de forma concreta.

É através destas pequenas pistas e desconfianças que o jogo vai tomando forma e impelindo os protagonistas a um desfecho catártico e inevitável.
Sobre isso, o diretor comenta: “ao contrário de um thriller de mistério convencional, que permite aos espectadores juntar as peças de um quebra-cabeça, Em Chamas faz você questionar o próprio quebra cabeça”.
“Há certa raiva que todos experimentamos vivendo nessa era, especialmente jovens que se sentem pressionados sobre seu valor próprio num ambiente hiper competitivo. Nessa era pós-moderna tudo se tornou ultra sofisticado, conveniente e cool, mas abaixo da superfície há dor, conflitos de classe e pressão por competir”, acrescenta.
Com longos planos-sequência e explorando a luz natural e a câmera na mão, o filme passa uma aparência de realismo, compondo cenas de uma beleza cruel e convincente. Além disso, a interpretação do elenco é outro ponto positivo, conseguindo demarcar bem a personalidade e a angústia vivida pelos personagens.
Com uma atmosfera única e peculiar, Em Chamas é sem dúvida um filme capaz de perturbar, não tanto pelo que mostra, mas pelo poder do que sugere.
Trailer
Ficha técnica
- 버닝 : Beoning
- Título Literal : “Queimando”
- Título Internacional: Burning
- Direção : Lee Chang-dong
- Info: Coréia do Sul, 2018 Cor – 148 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt7282468/