A Partida

Um musico recém desempregado volta para sua terra natal onde aceita trabalhar como preparador de mortos para o funeral. – A Partida [2008]

Comentários

Dirigido por Takita Yôjirô, A Partida é um drama japonês que aborda uma questão tão natural quanto incômoda: a morte e também a maneira como lidamos com os mortos.

O filme acompanha Daigo, um violoncelista que fracassou em sua carreira de músico em Tóquio e que se vê obrigado a retornar para sua cidade natal em busca de uma vida melhor junto de sua esposa.

Inusitadamente, a procura por uma nova ocupação acaba transformando nosso protagonista no aprendiz de um nôkanshi – uma espécie de agente mortuário que, de forma ritualística e tradicional, prepara um corpo para seu funeral.

Livremente inspirado na biografia de Aoki Shinmon (Coffinman: O Diário de um agente mortuário budista – 納棺夫日記 Nōkanfu Nikki), o diretor explora em sua trama o preconceito enfrentado por um grupo de pessoas que tem de lidar com algo que é um enorme tabu no Japão, ainda hoje.

A Partida - Cenas - Eiga desu!

Taxados de intocáveis (部落民 Burakumin), profissionais que lidam com a morte sofrem com a discriminação e o ostracismo desde a era feudal japonesa, momento em que foram obrigados a viver em locais afastados do restante da população por serem considerados impuros.

Com um enredo poético e sensível, o longa mostra os desafios que Daigo terá de enfrentar, incluindo a rejeição de sua esposa, o afastamento dos amigos além de questões relacionadas à sua família e infância.

Além disso, o filme traz como contraponto um singelo convite à vida, mostrando que mesmo nas situações cotidianas cada pequeno momento pode ser desfrutado com plenitude e leveza.

A trilha sonora (toda orquestrada para violoncelo) também merece destaque, em especial nas partes em que se funde com a interpretação do protagonista, aumentando nosso vinculo e imersão em momentos de grande ternura e sensibilidade.

Sobre as atuações não há como deixar de citar a performance do veterano Yamazaki Tsutomu no papel do mestre de ofício, Sasaki: uma mistura de indiferença e solenidade com leves toques de humor que faz dele um dos personagens mais carismáticos da trama.

Alias é através de personagens cativantes e muito bom humor que A Partida consegue mostrar de maneira respeitosa e humana algo normalmente evitado e pouco discutido. Uma obra emocionante que certamente leva os espectadores a uma delicada reflexão.

Trailer

Ficha técnica

  • おくりびと : Okuribito
  • Título Literal : “Aquele que acompanha a partida/funeral”
  • Título Internacional: Departures
  • Direção : Takita Yôjirô
  • Info: Japão, 2008 Cor – 130 min
  • IMDb: www.imdb.com/title/tt1069238/

Nota

9.0/10
9/10

Nascido algumas décadas atrás num agosto cinzento. Amante de literatura e Cinema, em especial as produções orientais. Tem nesse projeto um sonho que se iniciou no distante ano de 2006.

Acompanhe
Notificar-me sobre
guest
0 Comentários
antigo
novo mais votado
Feedbacks
Ver todos os comentários
Ir para o Topo
0
O que você achou? Comente!x