Bedevilled
Uma mulher vítima de abuso físico e mental por parte de sua comunidade busca uma maneira de escapar da ilha remota onde vive. – Bedevilled [2010]
Comentários
Num ambiente de abuso constante e injustiça, até que ponto um ser humano consegue resistir antes de perder a sanidade?
Esta é uma das perguntas que o diretor Jang Cheol-soo busca decifrar em Bedevilled, longa sul-coreano que mescla drama, suspense e horror numa trama simples, mas forte e direta.
Acompanhamos a história de Kim Bok-nam, personagem que empresta seu nome ao título original, e que desde cedo se torna o alvo de abusos físicos e psicológicos dos poucos moradores de uma pequena ilha coreana. Por ser a única mulher jovem da comunidade, é tratada praticamente como uma escrava pelas outras mulheres e abusada pelos homens.
Suas únicas fontes de alegria são sua filha pequena e também as lembranças que guarda de sua amiga de infância, Hae-won. A esperança de alguma redenção surge justamente quando esta amiga, fugindo do stress de Seul, retorna à ilha para passar alguns dias.
As diferenças entre a vida de ambas as mulheres e a postura delas diante das situações cotidianas criam um enorme contraste e amplificam a sensação de injustiça e desespero que permeia toda a obra. É um embate entre dois mundos que parecem ser irreconciliáveis.
Diante de tantas atrocidades e desprezo, é com um recompensador sadismo que o espectador assiste ao último ato do longa, um momento de catarse e libertação banhado à sangue. É então que Bedevilled entrega um horror mais gráfico e violento que foi um dos responsáveis pelo sucesso do filme na época de seu lançamento.
No fim, apenas um gosto amargo persiste juntamente de outra pergunta: o que precisamos perder para seguir adiante?
Trailer
Ficha técnica
- 김복남 살인사건의 전말 : Kim Bok-nam salinsageonui jeonmal
- Título Literal : “A História Completa do Caso de Assassinato de Kim Bok-nam”
- Título Internacional: Bedevilled
- Direção : Jang Cheol-soo
- Info: Coréia do Sul, 2010 Cor – 115 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt1646959/