Estação das Chuvas
É época das monções em Singapura e a cidade está chuvosa. O clima reflete a situação de Ling, uma professora de chinês cujo casamento e a vida profissional estão se desfazendo porque ela é incapaz de ter um filho. Mas uma improvável amizade com um aluno a ajuda a reafirmar sua identidade como mulher. – Estação das chuvas [2019]
Comentários
Em seu segundo longa metragem, o diretor natural de Singapura, Anthony Chen, apresenta mais um drama que evidencia a fragilidade, os desafios e também as surpresas das relações humanas.
Com um marido cada vez mais distante e frio e tendo de lidar com alunos desmotivados e o baixo reconhecimento profissional, Ling é uma professora de Mandarim que vê sua vida ruindo aos poucos.
Sem filhos, ela acredita que uma gravidez, além da realização de um sonho, seria a solução de grande parte de seus problemas, mas após tratamento médico e inúmeras tentativas fracassadas este objetivo parece estar cada vez mais longe de se concretizar.
É nesse cenário que um de seus alunos passa a se destacar e interagir com ela em vários aspectos de sua vida, suprindo suas angústias e preenchendo os vazios de sua rotina.
O filme apresenta uma cadência que acentua a rotina e evidencia as frustrações, onde as chuvas constantes são também um reflexo metafórico do íntimo dos personagens, em especial dos protagonistas, que parecem isolados em seus abrigos esperando que o tempo se abra para enfim poderem tocar suas vidas.
O longa expande sua discussão ao abordar aspectos da velhice e seus cuidados e também das obrigações e pressões que uma mulher sofre numa cultura tradicional e machista, tanto em sua vida pessoal quanto na profissional.
Contudo, é a relação entre professora e aluno o ponto central da trama, uma relação que vai tomando proporções perigosas quando sentimentos e expectativas começam a mesclar seus contornos. Vale mencionar que no primeiro filme do diretor (Quando Meus Pais Não Estão em Casa), o casal de protagonistas interpretava mãe e filho, e agora, seis anos depois, Koh Jia Ler (Weilun) e Yeo Yann Yann (Professora Ling) se entregam a bem mais que carinhos maternos.
Esta é uma obra singela que apesar de sofrer um pouco com seu ritmo moroso e com a previsibilidade de seu enredo apresenta a sinceridade necessária para fazer deste um filme despretensioso mas reconfortante, como um fim de tarde após as chuvas de verão.
Trailer
Ficha técnica
- 热带雨 : Redai yu
- Título Literal : “Chuva Tropical”
- Título Internacional: Wet Season
- Direção : Anthony Chen
- Info: Singapura, Taiwan 2019 Cor – 103 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt9822706/