Parasita

Ki-taek e seus familiares estão todos desempregados, vivendo num porão apertado e insalubre. Isso muda quando seu filho adolescente começa a dar aulas de inglês à uma garota  de uma família muito rica. Fascinados com a vida suntuosa destas pessoas, pai, mãe e filha bolam um plano para se infiltrarem também na luxuosa casa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos. – Parasita [2019]

Comentários

O diretor Bong Joon-ho possui uma filmografia variada e com alguns altos e baixos. No entanto, é inegável que o tom inventivo e provocador de suas obras o coloque num patamar diferenciado.

Em Parasita, vemos um de seus melhores trabalhos, onde o humor aliado a uma crítica social mordaz vai conduzindo o espectador por zonas de um desconforto crescente e atroz, onde ninguém – personagens ou público – sai ileso.

Acompanhamos as desventuras e a miséria diária da família Kim em uma Coréia de sociedade cada vez mais estratificada, onde o desemprego e a falta de perspectiva, mesmo entre os jovens, são aspectos corriqueiros.

O contraponto vem com a apresentação da riquíssima família Park, cuja frivolidade e afetação são reflexos diretos de quem nunca passou por privações ou dificuldades.

Parasita - Cenas - Eiga desu!

Mas a trama está longe de ser maniqueísta e vai construindo um perfil muito rico de cada um de seus personagens, fazendo com que compaixão e desprezo se misturem enquanto os objetivos e ações de cada um são apresentados.

O diretor é muito eficiente em criar situações cômicas que pouco a pouco vão tomando ares mais tensos e desagradáveis. As risadas arrancadas do público vão dando lugar ao constrangimento e por fim ao completo estarrecimento, quando o incidente final se apresenta.

Com um elenco afiado e muito expressivo, as atuações estão na medida para que o enredo, em muitos momentos mergulhado no absurdo, seja crível e gere a empatia necessária para se conectar com os protagonistas.

Forte candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro, Parasita deve ainda concorrer em outras categorias, sendo aclamado em todos os festivais por onde já passou.

Neste momento em que a humanidade segue cada vez mais endurecida, extremista e desigual, o papel de um filme que nos faz enxergar os absurdos de nossas escolhas enquanto sociedade é primordial. Fica a pergunta: os parasitas sempre estiveram lá, ou nós os criamos?

Trailer

Ficha técnica

  • 기생충 : Gisaengchung
  • Título Literal : “Parasita”
  • Título Internacional: Parasite
  • Direção : Bong Joon-ho
  • Info: Coréia do Sul, 2019 Cor – 132 min
  • IMDb: www.imdb.com/title/tt6751668/

Nota

8.0/10
8/10

Nascido algumas décadas atrás num agosto cinzento. Amante de literatura e Cinema, em especial as produções orientais. Tem nesse projeto um sonho que se iniciou no distante ano de 2006.

Acompanhe
Notificar-me sobre
guest
0 Comentários
antigo
novo mais votado
Feedbacks
Ver todos os comentários
Ir para o Topo
0
O que você achou? Comente!x