A Noite nos Persegue
Após poupar a vida de uma garota durante um massacre, um assassino de elite se torna o alvo do ataque de seus antigos companheiros de crime. – A Noite nos Persegue [2018]
Comentários
Diretamente da Indonésia, A Noite nos Persegue é um thriller de ação escrito e dirigido por Timo Tjahjanto, diretor que vem desenvolvendo de maneira consistente sua carreira dentro deste nicho do cinema, além de inúmeras incursões pelo terror.
Abraçada pela Netflix, a produção se destaca no catálogo da empresa de streaming dentro de um estilo frenético e violento que certamente irá agradar aos fãs do gênero.
No longa, acompanhamos a história de Ito (Joe Taslim), um dos “seis mares” responsáveis por manter a ordem e o funcionamento das atividades de uma organização mafiosa chinesa. Sua jornada de violência e redenção tem início quando ele resolve poupar a vida de uma garotinha durante o massacre de um vilarejo, virando-se contra seus companheiros e aniquilando sua própria equipe.
A partir desse ponto, o que vemos é uma perseguição desenfreada pelas ruas e becos de Jacarta e o aparecimento de outras importantes peças nesse tabuleiro banhado de sangue.
Com grande parte dos atores tendo trabalhado em obras como os aclamados Operação Invasão 1 e 2, o elenco mostra que a experiência faz a diferença ao entregar lutas e embates de uma plasticidade e fluidez incríveis. Tudo foi muito bem treinado e coreografado para que cada facada desferida, cada osso quebrado e membro decepado sejam compreendidos (e sentidos) pelo espectador. Não apenas o protagonista, mas todo o elenco de apoio faz um bom trabalho, valendo destacar a participação pontual, mas certeira, do astro Iko Uwais no papel de Arian e da talentosa Julie Estelle, como uma misteriosa assassina.
Além da ação, o cuidado com a fotografia também merece ser elogiado, com alguns momentos de inspiração sublime criando cenas de se encher os olhos e que merecem ser apreciadas.
Apesar disso, inconsistências na trama e um roteiro que não se preocupa em apresentar seus personagens fazem com que toda essa plasticidade soe vazia. Temos um conjunto de motivações simplistas, ações sem sentido e consequências descabidas na já batida história do anti-herói que busca expiar seus pecados com uma última boa ação.
Dito isso, é obvio que o diretor apostou suas fichas na crueza da violência e no bom trabalho da equipe de efeitos práticos. Poucos filmes entregam uma experiência tão brutal e explícita, principalmente quando não estamos falando de uma obra de horror. A inventividade e as escolhas estéticas nas lutas são definitivamente a alma de A Noite nos Persegue.
Em resumo, este não é apenas mais um filme de ação. Ou melhor, é, mas esteja preparado para ver pernas e dedos sendo arrancados em closes demorados de uma câmera que tende ao sadismo.
Trailer
Ficha técnica
- Malam Datang Untuk Kita
- Título Literal : “A Noite Vem para Nós”
- Título Internacional: The Night Comes for Us
- Direção : Timo Tjahjanto
- Info: Indonésia, 2018 Cor – 121 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt6116856/