Um Elefante Sentado Quieto
Sob o sombrio céu de uma pequena cidade da China, as vidas de diferentes protagonistas estão interligadas e seus destinos apontam para a cidade de Manzhouli, no extremo norte do país onde, dizem, há um elefante que apenas fica sentado ignorando o mundo ao seu redor. – Um Elefante Sentado Quieto [2018]
Comentários
Um elefante sentado quieto é baseado no conto homônimo publicado no livro Huge Crack, de Hu Bo. Este é o primeiro e último longa metragem do diretor, que cometeu suicídio, aos 29 anos, pouco antes do filme ser lançado.
A história, que se passa ao longo de um único dia, acompanha quatro pessoas que se sentem encurraladas e sem perspectiva, cada uma delas buscando forças para existir em um mundo cada vez mais cinza e solitário.
A culpa pela morte de um amigo, a normalização da crueldade, a falta de amor familiar e o descaso pelos idosos – todos esses elementos influenciam na composição de um ambiente opressor, uma verdadeira prisão que testa os limites de nossos personagens ao longo de quase 4 horas de filme.
Com 230 minutos de duração, o longa utiliza sem pressa o tempo adequado para apresentar cada um dos protagonistas e seus núcleos, conferindo a individualidade e o realismo necessários para conectá-los com o público. Essa interação crescente é exatamente o que prende a atenção e faz com que a experiência não seja em momento algum maçante ou sem propósito.
Nesse aspecto, vale destacar a entrega de cada um dos atores, com interpretações honestas e transbordando humanidade, que faz com que vejamos ali pessoas reais, enfrentando problemas reais de uma sociedade que se deteriora.
São poucos os diretores que conseguem trabalhar temas tão profundos e reflexivos com tamanha fluidez e sinceridade. É esta sinceridade que cria o clima de cumplicidade e identificação que faz o espectador sentir de forma tão íntima o niilismo e a monotonia cotidiana apresentada na tela.
Sobre o título, sua alegoria transparece o desejo que cada um de nós tem de fugir dos problemas e, por um momento, contemplar com serenidade e quietude o real propósito de nossas vidas.
Com um olhar intimista e repleto de melancolia, Um Elefante Sentado Quieto é uma obra delicada e silenciosa. É um ensaio realista sobre a rotina e a estagnação, sobre a hostilidade e a decadência que aumentam mais e mais as barreiras entre as pessoas.
* O filme venceu o prêmio da crítica em Berlim em 2018, ganhou o prêmio do público no Festival de Hong Kong e os prêmios de melhor filme e roteiro no Golden Horse Award, o mais importante da China.
Trailer
Ficha Técnica
- 大象席地而坐 : Da xiang xi di er zuo
- Título Literal : “Um Elefante Sentado no Chão”
- Título Internacional: An Elephant Sitting Still
- Direção : Hu Bo
- Info: China 2018 Cor – 230 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt8020896/
Suas resenhas sempre melhoram a minha experiência com os filmes. Parabéns! 🥰