Mães de Verdade

Após um longo e frustrado esforço para engravidar, e convencidos pelo discurso de uma associação de adoção, Satoko e o marido decidem adotar um menininho. Alguns anos depois, a paternidade do casal é abalada por uma garota desconhecida e ameaçadora que finge ser a mãe biológica da criança. – Mães de Verdade [2020]

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Em seu mais novo longa, a diretora Kawase Naomi traz em Mães de Verdade uma delicada discussão acerca das alegrias e também das muitas dores de um processo de adoção.

Acompanhamos, num primeiro momento, a rotina do sr. e sra. Kurihara cujos sonhos de maternidade são abalados pela descoberta de uma condição médica que impossibilita o casal de ter filhos.

Após uma série de exames e do fracasso diante do tratamento, marido e mulher já estão fragilizados e cogitando desistir da ideia de serem pais. É quando uma reportagem despretensiosa na televisão levanta a possibilidade de uma adoção como a solução de seus problemas.

Somos então apresentados à jovem e sonhadora Hikari que, ao se envolver amorosamente com um pretendente de sua escola, acaba por engravidar. A pressão social e a falta de apoio familiar fazem com que ela seja obrigada a colocar seu futuro bebê para adoção. Este é o gesto que irá entrelaçar seu destino com os Kurihara.

Mães de Verdade - Cenas - Eiga desu!

A história, seja por sua cadência ou pela forma como é apresentada, não traz novidades e poderia soar previsivelmente cansativa em sua abordagem. Contudo a sensibilidade da diretora, aliada a um senso de mistério que permeia todo o filme, sustentam a trama de forma muito eficiente em suas mais de duas horas de exibição.

Essa entrega lenta e gradual das respostas é em parte explicada pela adaptação do material fonte – o romance de mesmo nome escrito por Sujimura Mizuki, cuja especialidade é justamente as histórias de mistério.

Mas mais do que isso, o longa é um convite à reflexão onde somos a todo momento confrontados com as vivências, sofrimentos e perspectivas de diferentes mulheres, sejam elas mães de fato ou não, e suas atitudes (nem sempre acertadas mas cheias de realidade).

Tratando de temas recorrentes em sua filmografia, a diretora emprega todo seu lirismo ao abordar temas como família, maternidade e solidão, aqui emoldurados pela linda fotografia e pelas locações externas, em especial as belíssimas paisagens da região de Hiroshima.

Já as interpretações trazem nuances interessantes e diversas, seja na ingenuidade e dedicação da jovem Hikari, interpretada por Makita Aju, como no ar amoroso e sereno de Asami Shizue, a dona da instituição interpretada pela veterana Asada Miyoko. Até mesmo o desconforto gerado pela letargia e falta de pulso da sra. Kurihara é um acerto na interpretação contida de Nagasaku Hiromi.

E são justamente essas três mulheres que personificam o título. Três facetas de um arquétipo baseado na abnegação, na entrega e no amor incondicional – qualidades que transcendem laços biológicos, distância física e a própria vida. Cada uma à sua maneira, mães de verdade.

Trailer

Ficha técnica

  • 朝が来る : Asa ga Kuru
  • Título Literal : “A Manhã está Chegando”
  • Título Internacional: True Mothers
  • Direção : Kawase Naomi
  • Info: Japão, 2020 Cor – 140 min
  • IMDb: www.imdb.com/title/tt10418630/

Nota

7.0/10
7/10

Nascido algumas décadas atrás num agosto cinzento. Amante de literatura e Cinema, em especial as produções orientais. Tem nesse projeto um sonho que se iniciou no distante ano de 2006.

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