O Neon Através do Oceano
Ambientado em um futuro não muito distante, após a crise mundial de 2020, o filme conta a história de Mandy, uma australiana-filipina de 17 anos. Durante o último ano do Ensino Médio, e lidando com o divórcio iminente dos pais, a garota navega por um mundo regido por um novo padrão de isolamento e medo. Além disso, ela se sente atraída por Serena, sua tutora. Enquanto isso, uma jovem que vive em Manila conta sua história. – O Neon Através do Oceano [2020]
Comentários
O ano de 2020 veio carregado de surpresas desagradáveis e obrigou a maior parte da população mundial a se reinventar. Isso não poderia deixar de refletir na indústria cinematográfica como um todo, afetando a produção, a distribuição e também o próprio consumo do audiovisual.
Em meio a esse cenário desafiador e movido por um misto de ansiedade e vulnerabilidade causada pelo isolamento, o diretor filipino-australiano Matthew Victor Pastor criou um filme que é fruto destes tempos difíceis em que vivemos.
Gravado em meio à pandemia, pouco antes de ser decretado o lockdown em Melbourne, na Austrália, O Neon Através do Oceano é um filme que se aproveita do silêncio e dos cenários urbanos praticamente vazios para criar uma sensação de desconforto e de solidão em um futuro próximo, logo após a crise gerada pelo Covid-19.
O longa nos apresenta duas histórias que se complementam. Uma é contada por uma narradora que descreve o abandono, os sonhos e as agruras da vida nas ruas de Manila, nas Filipinas, em especial a cena noturna e boêmia de uma avenida específica. A outra é vivenciada por Mandy, uma garota de 17 anos de Melbourne que prestes a terminar o ensino médio precisa lidar com o relacionamento difícil de seus pais, a saudade do irmão que foi morar fora, o cultivo de uma paixão secreta e uma crescente vontade de se reconectar com um país do outro lado do oceano. Dois destinos entrelaçados, porém distantes no espaço e no tempo.
Aliás, ponto chave dentro da obra, a distância é um tema que se repete e se ramifica em uma variedade de representações que transcendem o aspecto meramente geográfico e físico.
Agravado pelo isolamento, o sentimento de não pertencimento e de vazio faz a protagonista buscar o apoio e o conforto daqueles que a cercam. Contudo, sem conseguir se conectar de forma verdadeira com ninguém, apenas sua tutora consegue romper um pouco com as barreiras que a sufocam, talvez por se encontrar fora de seu complicado núcleo familiar.
Apesar da abordagem tímida, é louvável também que temas sociais como a diferença de classes, a xenofobia, a objetificação da mulher e a orientação sexual sejam incluídos no debate. No entanto, a simplicidade da trama aliada às atuações um pouco engessadas faz com que a história não avance nesse sentido tornando algumas cenas deslocadas.
Mesmo que esses aspectos acabem por contribuir com o clima de estranheza e desolação proposto pelo diretor, movimentação, diálogos e relacionamentos parecem contido demais.
Retrato de 2020, O Neon Através do Oceano abre espaço para diálogos essenciais e nos mostra que precisamos ser resilientes. Resta saber se as distâncias entre nós serão encurtadas ou se seremos engolidos pelo abismo de uma sociedade que é tão globalizada quanto frágil.
Trailer
Ficha técnica
- The Neon Across the Ocean
- Título Literal : O Neon Através do Oceano
- Título Internacional: The Neon Across the Ocean
- Direção : Matthew Victor Pastor
- Info: Filipinas, 2020 Cor – 91 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt13050758/