A Ligação
Duas garotas vivem em tempos diferentes. Seo-Yeon vive no presente e Young-Sook no passado. Conectadas por uma ligação telefônica, ambas terão suas vidas transformadas de forma drástica. – A Ligação [2020]
Comentários
Nestes últimos anos o mundo tem voltado seus olhos com mais atenção para o mercado de entretenimento sul-coreano, em especial pelo sucesso que o K-pop e os Dramas tem feito no ocidente. Este movimento se tornou ainda mais evidente depois que Parasita levou 4 oscares para casa, incluindo o de melhor filme, além de outras premiações de peso pelos festivais que passou.
Apostando nessa tendência a Netflix tem expandido seu catálogo com ótimas produções coreanas, entre elas um suspense carregado de mistério e estilo que tem impressionado o público: trata-se do filme A Ligação.
Dirigido pelo estreante Lee Chung-hyun, o longa nos apresenta a história de Seo-Yeon que acaba de retornar para sua antiga casa para visitar a mãe doente que está internada. A relação entre ambas é fria, pois a garota culpa a mãe pela morte de seu pai anos antes em um incêndio. Na casa ela encontra um antigo telefone sem fio e passa a receber ligações de uma estranha chamada Young Sook. Aos poucos ambas percebem que estão de fato vivendo na mesma casa, mas em épocas diferentes. As implicações desta conexão temporal irão alterar de forma imprevisível e perigosa a vida das duas garotas e das pessoas ao seu redor.
A princípio a trama não apresenta nenhuma novidade para o gênero, aliás o filme é o remake de uma produção britânica / porto-riquenha de 2011, contudo, as escolhas feitas pelo diretor acabam elevando a experiência e transformando o longa em algo instigante e melhor que seu antecessor.
Com um enredo bem amarrado e inteligente, a história prende desde o início e consegue manter a atenção ao longo de suas quase duas horas de suspense, drama e também terror.
A fotografia acerta com uma ambientação caprichada cujo jogo de cores e luzes valorizam os sentimentos de cada cena. Além disso, os efeitos especiais que representam as mudanças na linha do tempo são carregados de estilo com alterações físicas intrincadas e até poéticas que trazem certa inovação para os filmes do gênero.
Outro ponto forte é a atuação das protagonistas que conseguem passar, cada uma à sua maneira, a fragilidade, o desespero e também a loucura de suas personagens. O destaque vai para a jovem atriz Jun Jong-seo, que atuou anteriormente no ótimo Em Chamas e que aqui interpreta de forma intensa a assustadora Young Sook.
De qualquer forma, nem tudo é perfeito em A Ligação. Seja por algumas decisões pouco críveis dos personagens ou pela ineficácia investigativa da polícia, é preciso fechar os olhos para alguns pontos da trama para que o filme flua sem causar frustração. Além disso, o final também não é uma unanimidade, em especial algumas cenas pós-créditos que muitos preferem ignorar para não ter a experiência arruinada.
Dito isto, A Ligação continua sendo um ótimo filme de crime e mistério que de forma gradual e empolgante vai revelando este quebra-cabeça capaz de transcender o tempo.
Trailer
Ficha técnica
- 콜 : Kol
- Título Literal : “A Ligação”
- Título Internacional: The Call
- Direção : Lee Chung-hyun
- Info: Coréia do Sul, 2020 Cor – 112 min
- IMDb: www.imdb.com/title/tt10530176/